Talharim ao Molho de Camarão e Queijo Gruyère - Massa Dazamigas!


Esta massa devia ter sido postada no mês passado, mas acabei esquecendo de programar e achei ela agora, então apresento para vocês outra versão de massa com camarão, que ficou muito gostosa!

Neste último Natal, tive o prazer de receber Azamigas - um grupo de amigas muito especiais - em meu apartamento para comemorarmos no Natal Dazamigas!


A princípio até pensamos em fazer uma mini Ceia, mas como o jantar aconteceu num dia de semana, não teríamos tempo para preparar tudo, então decidimos por um prato único com camarão! E foi aí que surgiu essa massa deliciosa, inspirada nesses dois pratos: Spaghetti Santo Antônio e Spaghetti Mafioso. Queria um molho leve como o primeiro, mas com um sabor mais marcante, como o Mafioso... mas uma dazamigas não é muito fã do queijo gorgonzola, por isso ele foi substituído pelo queijo Gruyère, e ficou delicioso!

Fácil, rápido e muito gostoso! Quer receita melhor que essa para surpreender?



Talharim ao Molho de Camarão e Queijo Gruyère
Serve (bem) 5 pessoas


Você vai precisar de:

600 gr de Camarões médios - já limpos
400 gr de Talharim (usei uma marca bicolor)
1 Cebola pequena picadinha
5 Dentes de Alho ralados
3 colheres de sopa de Manteiga
2/3 de xícara de Vinho Branco Seco
450 gr de Nata ou Creme de Leite Fresco
200 gr de Queijo Gruyère ralado na hora
Azeite
Lemon Pepper
Farinha de Trigo
Sal e Pimenta do Reino


Preparo:

1. Coloque a massa para cozinhar em bastante água fervente, temperada com sal. Também coloquei um raminho de tomilho, para dar mais sabor.

2. Tempere os camarões com sal e Lemon Pepper (se não tiver, substitua por raspas de limão e pimenta). Deixe marinando na geladeira por pelo menos 30 minutos. Coloque os camarões num prato e polvilhe com um pouco de farinha de trigo (vai deixar os camarões sequinhos e ajuda a encorpar o molho). 


3. Em uma panela grande, derreta  uma colher de manteiga com um fio de azeite e salteie os camarões aos poucos, até ficarem rosados. Não coloque todos os camarões ao mesmo tempo, para que não soltem água e acabem ficando cozidos. Reserve.

4. Na mesma panela em que fritou os camarões, acrescente mais manteiga e azeite para refogar a cebola e o alho, até que fique transparente, sem deixar dourar. Acrescente o vinho branco e mexa para deglaçar o fundo da panela (soltar os resíduos da fritura dos camarões, para dar mais sabor ao molho).

5. Em seguida, acrescente a nata e o queijo gruyère. Mexa para derreter o queijo, acerto o sal e tempere com Noz Moscada e Pimenta do reino moídas na hora. Volte os camarões para a panela e sirva imediatamente com a massa.


5 comentários:

  1. Eu fiz o molho branco! E depois fiz os camarões temperados com sal , limão e pimenta do reino! . depois da massa pronta eu coloquei uma caixinha de creme de leite. Depois mistrurei tudo em uma travessa. Ficou uma delícia. Bom apetite.

    ResponderExcluir
  2. Excelente!!! Eu e meu marido amamos! Vai ser a receita da noite de ano novo. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Li! Obrigada por compartilhar comigo sua experiência. Beijos

      Excluir
  3. Fiz sua receita, sem tirar nem por, ao pé da letra... menina, que coisa DIVINA!!! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.