Sopa de Tomates Assados


Agora que voltou a esfriar um pouquinho, nada melhor que sopinhas deliciosas para aquecer o corpo e a alma!


Outro dia eu estava com a maior dor de garganta. Em dias assim, nada melhor que uma sopa quentinha, que desce feito um carinho! Essa sopa fica muito gostosa e é muito simples de fazer. Mais uma receitinha simples para o seu inverno!


Tempo de Preparo: 30 minutos
Tempo de Forno: 25 minutos
Serve: 2 porções
Utensílios: Travessa média, panela média, liquidificador e peneira.

Você vai precisar de:

5 Tomates bem maduros, aproximadamente 800 gr
1 Cebola
3 dentes de Alho
1 colher de sopa de Manjericão fresco
1 colher de sopa de Tomilho Fresco
1 Folha de Louro
Massa para sopa
Azeite
Sal e Pimenta do Reino

Preparo:

1. Lave bem os tomates, retire o "olhinho" de cada um deles e parta em 8 cada tomate. Corte a cebola em pedaços e parta os dentes de alho ao meio. Unte um refratário com azeite e disponha os tomates com a pele para baixo, arrume os pedaços de cebola e de alho. Tempere com sal e pimenta, regue com mais um pouco de azeite e asse em forno pré aquecido a 220º C por cerca de 20 a 25 minutos, até que os tomates estejam bem murchinhos. 


2. Coloque tudo em uma panela, acrescente 2 xícaras de água quente, as ervas e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Retire a folha de louro. Coloque a sopa em um liquidificador. Processe até que fique um creme homogêneo. Cuidado para não se queimar. Se o seu copo do liquidificador for de plástico, espere a sopa esfriar um pouco. Você também pode usar um mixer. 


3. Com a sopa batida, passe-a por uma peneira para retirar as sementes e a pele dos tomates. Se quiser, você ainda pode adicionar massa na sopa, neste caso, volte a sopa batida para a panela e adicione a massa a seu gosto. Eu usei mini fusili, mas você pode escolher a massa que preferir. Acerte o sal e se estiver ácida, acrescente 1/2 colher de chá de açúcar. 




Para incrementar sua sopa, você pode servi-la com croutons (receita aqui), queijo parmesão ralado, torradinhas ou creme de leite (é só colocar um pouquinho no prato quando de se servir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.