Linguado ao Molho de Camarão



Domingo é dia de almoço de família. É dia de sentarmos em volta de uma mesa sem hora para levantar. Na minha família ao menos é assim: almoçamos tarde e ficamos jogando conversa fora por horas...

O cardápio de domingo normalmente é um farto churrasco, mas ás vezes damos uma folga para o meu pai e vamos para a cozinha, eu e a minha mãe. Este Linguado com molho de Camarão é um clássico da minha casa, mas pegar a receita com a minha mãe não é fácil. Ela é muito intuitiva, faz tudo a "olho" e numa rapidez que eu não consigo acompanhar nem mesmo quando estou apenas fotografando. Quem sabe um dia eu chegue lá também!


Esse prato tem um sabor muito especial para mim, é um prato simples, mas muito saboroso. Procure um bom peixe fresco e camarões frescos também. Fazem toda a diferença no final. O peixe pode ser substituído por qualquer outro filé, como a pescadinha.

E já que hoje a nossa Selação enfrenta a Seleção de Camarões, então hoje é dia de brasileiro comer camarão!!!





Tempo de Preparo: 1 hora
Serve: 1 pessoa
Utensílios: Panela ou refratário pequeno

Você vai precisar de:

1kg de Filé de Linguado
2 xícaras de Farinha de Trigo, aproximadamente
Óleo para fritar
Sal e Pimenta

Molho de Camarão:
500 gr de Camarões médios limpos
4 Tomates sem pele e sem sementes picados
2 Cebolas picadas
1 dente de Alho ralado
1 colher de chá de Orégano
1 colher de sopa de Colorau
2 colheres de sopa de Extrato de Tomate ou 1 xícara de Molho de Tomate
Azeite
Sal e Pimenta

Preparo:

1. Tempere os filés de linguado com sal e pimenta a gosto e reserve.

2. Para o molho, refogue a cebola em um fio de azeite. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o alho e em seguida os tomates. Refogue mais um pouco e então junte 2 xícaras de água e deixe cozinhar por aproximadamente 30 minutos.

3. Enquanto o molho cozinha, comece a preparar o peixe. Coloque a farinha em um prato e passe os filés de linguado na farinha, dos dois lados e retire o excesso. Aqueça o óleo em uma frigideira alta e frite os peixes, virando quando estiverem dourados. Quando dourar de ambos os lados, retire e coloque os filés em uma travessa com papel-toalha para absorver o excesso de gordura. Reserve.


4. Quando o molho estiver pronto, acrescente o colorau, o orégano e o extrato de tomate (ou molho de tomate pronto). Cozinhe mais um pouco até encorpar o molho e coloque os camarões. Deixe ferver por apenas dois minutos, acerte o sal e a pimenta.


Sirva os filés de Linguado com o molho de Camarão e arroz para acompanhar.




Um comentário:

  1. E ontem nós brasileiros comemos muitos camarões, receita propícia para o jogo de ontem!
    Parece muito saborosa!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.