Molho Cinque Formaggi

Sempre gostei muito de comida italiana. Adoro uma boa casa de massas e sei que além da qualidade da massa em si, o molho deve ser impecável. E eu que adoro coisas gordinhas, tenho uma queda por molhos a base de queijos e gosto mais ainda quando são combinados a outros molhos, como um ao Sugo ou à Bolognesa.

E foi assim que eu precisei de um molho gostoso de queijos, para misturá-lo ao Sugo e montar um prato (que eu mostro depois para vocês...). A princípio seria um Quattro Formaggi, mas como o pai tinha um bom pedaço de queijo tipo grana que ele trouxe do Uruguai bobeando na geladeira, eu trasnformei o molho em um Cinque Formaggi, ou seja, um molho com cinco queijos. 

Você pode usar os queijos que preferir, pode usar catupity, parmesão, roquefort, mussarela, provolone... só tenha cuidado para não usar muitos queijos fortes, ou só usar queijos suaves. Use somente um tipo de queijo azul (gorgonzola ou roquefort, por exemplo), pois são queijos muito marcantes. 

O molho é super simples de se fazer. Comecei usando como base um Molho Béchamel (receita  aqui), e depois agreguei 250 gr de queijos. Optei por usar a mesma medida entre todos os queijos, mas você pode aumentar a quantidade do queijo preferido, sempre ficando entre 250 a 350 gr de queijos para esta quantidade de molho. Se colocar menos, ficará um molho muito suave, e se colocar muito mais, pode ficar muito forte o sabor. O legal é ir experimentando...

O bom desse molho é que pode ser servido puro sobre uma massa, gnocchi, carnes ou ainda ser incrementado com outros ingredientes.


Molho Cinque Formaggi
Serve 4 pessoas


Você vai precisar de:

Molho Bechamel (receita aqui)
50 gr de Queijo Gorgonzola 
50 gr de Queijo Gouda
50 gr de Queijo Emmenthal
50 gr de Queijo Gruyère
50 gr de Queijo Grana
100 gr de Creme de Leite 


Preparo:

1. Comece preparando o molho Béchamel.

2. Pique os queijos, para que derretam mais rapidamente. Quando o molho Béchamel estiver pronto, junte os queijos e mexa para derreter os queijos. Quando estiver um creme homogêneo, esperimente e veja se precisa aumentar a quantidade de queijos.


Sirva o molho sobre massas ou carnes, como desejar. Você também pode usá-lo para gratinar, é so colocar um pouco de queijo parmesão por cima e levar ao forno até dourar. Fica uma delícia com legumes!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.