Penne Gratinado

Começando mais uma semana fria aqui em Floripa, daquelas em que só temos vontade de comer comidinhas bem quentes e bem gordas. Nestes dias, receitas que vão ao forno são ótimas, pois fica mais confortável trabalhar na cozinha quando ela fica mais quentinha também. E as massas gratinadas são receitas infalíveis nestes dias, saborosas e bem quentinhas.

A receita de hoje foi livremente inspirada em  um Penne da rede de fast food italiana Spedini, que adorei e sempre fico tentada a comer de novo. Não ficou igual, porque eu misturei os dois molhos, mas a receita é basicamente uma massa gratinada, com molho de 4 queijos e ao sugo e com iscas de filé à milanesa no meio disso tudo. Ficou com água na boca? Eu sempre fico... Então eis que numa noite fria eu estava querendo fazer algo bem gostosinho para jantar com a família e pensei em reproduzir o prato em casa. Não ficou igual, mas ficou delicioso também.

Anote a receita!


Penne Gratinado
Serve 6 pessoas

Você vai precisar de:
400 gr de iscas de filé (ou outra carne de sua preferência)
150 gr de farinha de rosca
50 gr de farinha de trigo
2 ovos
2 dentes de alho
sal e pimenta do reino


1/2 cebola brunoise
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1 lata de tomate pelado

Preparo:

1. Comece preparando a carne. Limpe a carne e corte-a em iscas de aproximadamente 3cm. Tempere com sal, pimenta e o alho. Prepare os pratos para empanar as carnes.



2.  Primeiro passe as iscas de carne na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por último na farinha de rosca.


3. Frite em óleo quente, retire quando ficar dourado e deixe sobre papel toalha para absorver o excesso de gordura. Reserve.


4. Faça o molho de queijos (receita aqui). Reserve.


5. Coloque a massa para cozinhar equanto prepara o molho ao sugo, retire a massa antes de concluir o seu cozimento. Refogue a cebola com a manteiga e um fio de azeite (eu usei a cebola piquê, que foi a base do meu molho Cinque Formaggi).



6. Junte o tomate pelado e com a ajuda de um garfo, desmanche-o na panela. Coloque meia lata de água e deixe cozinhar. Se achar necessário, passe o molho por uma peneira ou processador.


7. Quando os molhos estiverem prontos, misture-os fomando um lindo molho de cor rosada e junte a massa pré cozida. Cuidado, é importante que nesta etapa fique com bastante molho, pois quando for ao forno a massa absorverá parte do molho.


8. Montagem: unte a forma com azeite ou manteiga, coloque metade da massa, espalhe as iscas à milanesa, coloque o restante da massa. Cubra com queijo mussarela e parmesão e leve ao forno até gratinar.











Um comentário:

  1. Hummmmm, que delícia!!!
    Fiz hoje e ficou perfeito.
    Há tempos vou ao Iguatemi Floripa só para comer esse penne a spedini, adorei encontrar essa receita e tbm adorei a receita de bechamel com roux.
    Obrigada!! Parabéns!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.