Couscous Marroquino

Quer uma receita fácil e rápida de fazer para acompanhar sua refeição? Aposte no Couscous, que ainda é saudável e delicioso.

O couscous marroquino é muito diferente do brasileiro,  preparado com sêmola de cereais, como arroz, milho, mandioca e sendo o trigo o mais tradicional. O prato originalmente africano, é muito consumido no oriente médio, no mediterrâneo, por isso ficou conhecido como Couscous Marroquino.

Não tenha medo de experimentar, o Couscous não tem segredo, é um prato exótico, muito versátil, pois pode ser servido com quase todo tipo de carne combina com muitos ingredientes, e ainda é de preparo rápido e fácil.

Para que seu couscous faça o maior sucesso, lembre sempre de: hidratar o couscous com um pouco mais  de líquido que a medida do couscous, deixe os legumes al dente, para dar uma textura mais interessante ao prato. Você pode temperar com azeite, manteiga, sal, pimenta, suco de limão... Fica a seu gosto.

Costumo sempre usar nas minhas receitas de couscous cebola, cenoura e castanhas, para dar um crocante, mas você pode combinar o que você tiver em casa e montar uma receita do seu gosto, inclusive incluir carnes ou camarões. Ahh, e tem apenas 90 calorias por colher de sopa. Ficou melhor ainda né?

Couscous Marroquino
Serve 4 porções

Você vai precisar de:

1 xícara de couscous
1/2 cebola Brunoise
1 Cenoura pequena Brunoise 
1 colher de sopa de Azeitonas Brunoise 
1 colher de sopa de Castanhas picadas
2 colheres de sopa de Pimentão amarelo Brunoise 
300 ml de caldo de frango ou de legumes
1/2 colher de sopa de Manteiga
Azeite de Oliva
Pimeta do reino
Sal

Preparo:


1. Em um recipiente, coloque o couscous e cubra com 250 ml de caldo quente, tape e deixe descansar por 15 minutos.

2. Em uma frigideira, sue a cabola na manteiga com um fio de azeite (esse é o truque para não queimar a manteiga). Quando a cebola ficar transparente, coloque o pimentão amarelo e na sequência a cenoura. Refogue por alguns instantes e entre com as azeitonas e o restante do caldo. Quando reduzir o caldo quase que completamente, desligue o fogo.

3. Passados os 15 minutos, destampe o couscous e com um garfo solte ele todinho, sem deixar grumos. Vá colocando azeite, a gosto, enquanto separa o couscous. Junte o refogado, as castanhas e tempere com sal e pimenta do reino.

Pronto! O seu couscous pode ser servido quente ou frio, como acompanhamento de carnes.

6 comentários:

  1. Adoro couscous marroquino! Ficou melhor mesmo sabendo que tem tão pouca caloria :)
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati! Primeiro eu gostaria de agradecer sua visita lá no Temperaria, muito obrigada! Segundo, que blog lindo que vocês têm aqui! Parabéns! Tudo muito bem feito e de muito bom gosto. Bem bacana!
    Adoro couscous marroquino, mas nunca fiz! Vou anotar aqui, acho que vou testar nos próximos dias!
    Beijos, estou seguindo!

    ResponderExcluir
  3. Vivian, obrigada pelo carinho!! Faça mesmo o couscous e depois me conte o que você achou!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adoro couscous marroquino! Poderia comer todos os dias! Agradeço sua visita lá no Gourmandisme e já estou te seguindo por aqui tmb!

    Sucesso ao blog e voltarei mais vezes! beijos

    ResponderExcluir
  5. Uma delícia e muito fácil de fazer! Adorei,


    Beijos, Zélia

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.