Risotto Caprese

Mês passado, eu e meu noivo comemoramos mais um ano de namoro, já são 6 anos juntos e para comemorar fomos jantar num restaurante italiano, na Enoteca e Restaurante Osigo, que eu falei pra vocês neste post aqui.

Na ocasião, experimentei um Risotto com Tomates, Manjericão e Mozzarela di Búfala tão espetacular, que não consegui tirar da cabeça a ideia de tentar fazê-lo em casa. Eu, que adoro risottos, tinha quase tudo em casa, só precisava da mozzrella di búfala.

Não sei se ficou igual ao do restaurante, mas ficou maravilhoso também. Aqui em casa nós não conseguíamos parar de comer! Meu pai ficou tão maravilhado quanto eu. O próximo a ser testado vai ser o risotto que meu noivo experimentou, de tomates com azeitonas pretas.

O meu eu chamei de Risotto Caprese, por ser feito de tomates frescos, mozzarella di búfala e manjericão. Servi o prato da mesma forma que no restaurante, com um belo medalhão de Mignon. Mas esta é uma deliciosa opção vegetariana. E Risotto você sabe, é muito fácil de fazer, basta seguir os passos essenciais que eu já expliquei aqui.

O caldo eu fiz um caseiro, e sinceramente, faz diferença sim! Mas se você não tiver tempo, pode usar um caldo de legumes pronto, de boa qualidade (eu gosto de usar o da Knnor de potinho), mas eu dissolvo em mais água do que a embalagem sugere, assim não fica nem tão forte, nem salgado demais. Se for fazer o caldo em casa, pode usar os legumes que você tem em casa e temperar como preferir.

Então anote a receita e não deixe de fazer! Fica realmente maravilhosa esta combinação.



Risotto Caprese
Serve 4 pessoas 


Você vai precisar de:

2 xícaras de Arroz Arbóreo
1 Cebola picadinha
700 gr de Tomates italianos, sem pele e sem sementes em cubos
100 gr de Manteiga
2 dentes de Alho ralado
1 xícara de Vinho Branco Seco
1,5 litros de Caldo de Legumes
200 gr de Mussarela de Búfala
1/2 xícara de Queijo Parmesão ralado
1/2 xícara de Manjericão fresco

OBS: se preferir, pode trocar metade dos tomates por meia lata de tomates pelados.


Caldo:
2 dentes de Alho amassados
1 Tomate
1 Cebola
1/2 Alho Poró
3 buquês de Couve-Flor
3 buquês de Brócolis
1 Cenoura
1/2 colher de chá de Açafrão da Terra
Azeite


Preparo:

1. Comece preparando o caldo: junte todos os ingredientes em  uma panela, refogue em um fio de azeite e cubra com aproximadamente 1,5 litro de água e deixe cozinhar por cerca de 1 hora. Coe e mantenha o caldo quente. 



2Quando você começa a preparar um risotto, não se pode parar de mexer, portante deixe todos os ingredientes preparados para o prato. 



3. Comece o risotto, fritando em uma colher de manteiga e uma de azeite a cebola e o alho em fogo baixo, sem dourar. Junte o arroz e frite por uns dois minutos, até que fiquei meio transparente. Coloque o vinho e deixe reduzir o álcool. Junte os tomates frescos e o tomate pelado e comece a agregar o caldo quente aos poucos, concha por concha, sempre mexendo. 


4. O cozimento do risotto leva em torno de 20 minutos, vá experimentando até que chegue ao ponto, que é al dente (deve ser resistente à mordida). Quando chegar neste ponto, junte  o queijo parmesão e o queijo mozzarella picado, as folhas de manjericão rasgadas a mão (libera mais aroma e sabor), e o restante da manteiga. Mexer para incorporar e sirva imediatamente.













8 comentários:

  1. Humm Pati, esse risottinho deve ser delícia! Adoro!
    Beijos e boa sexta para você!

    ResponderExcluir
  2. Não, isso só pode ser tortura!
    Depois de fotos tão deliciosas da visita que fizestes a enoteca, ainda vem reproduzir um dos pratos escolhidos, ai, ai!!!
    Brincaderinha hihi
    Nossa quanto talento você tem, seu risoto tem um aspecto maravilhoso menina :P
    Simplesmente, comeria tudo, nham!
    Um beeeeijo Pati,
    Queila

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Vivian! Ficou realmente divino!

    ResponderExcluir
  4. Queila... eu simplesmente adoro fazer e comer risottos, e a prática leva à perfeição... mas ainda tem muito a fazer até que todos os meus risottos fiquem esplêndidos! Mas esta receita, ficou perfeita, pode apostar =)

    ResponderExcluir
  5. Hummm esse risotinho ainda não passou aqui em casa rs rs e eu amoooo arroz... da o endereço pra ele que me parece simplesmente divino... beijocas

    ResponderExcluir
  6. Fiz esse risoto ontem lá em casa. Ficou simplesmente divino!!!!!!!!!!!
    acho que foi o melhor risoto que já comemos... A combinação é perfeita.
    Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostaram. Até hoje ele é um dos meus preferidos e o consiero uma carta na manga, pois é super fácil de agradar a todos os paladares com ele, e é também uma opção vegetariana!

      Excluir
  7. Muito, muito, muito bom, Pati!!! Já fiz uma vez e até meu bebê que estava nos primeiros meses de introdução alimentar, adorou!!! rss Obrigada por compartilhar essa maravilha!

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.