Codorna Recheada para um Jartarzinho Romântico

Amanhã é Dia dos Namorados... nossa, como o tempo voa! Já contei para vocês que estou a milhão envolvida com os preparativos do casamento, voltamos ontem de Porto Alegre, onde fomos convidar meus queridos tios para serem nossos padrinhos.

Por conta dessa correria, este ano não tive tempo para planejar nada de especial para o Dia dos Namorados, como fiz no ano passado, um jantarzinho com amigos. Mas trago para vocês uma receita muito especial, que eu fiz para o meu noivo num dia qualquer, num jantarzinho romântico... porque para comemorar com o seu amor, não precisa ser só no Dia dos Namorados, né!?

Para este jantarzinho, montei uma mesa bonita, com louça especial, flores, velas, selecionei uma playlist romântica e surpreendi meu noivo com um jantarzinho gostoso e bem preparado. 

Esta é uma receita de um chef que eu adoro, o o querido Claude Troisgros, que eu vi no programa Que Marravilha!. A codorna recheada acabou sendo um grande desafio para mim, já que eu nunca havia desossado nada na vida, e comecei com uma codorna! Não foi fácil desossar, mas no site do programa ele ensina direitinho a fazer com a ajuda de um bisturi (desses que compramos em farmácias).

Servi as Codornas com polentinhas fritas e legumes assados. Ficou uma delícia! de sobremesa, servi um Petit Gâteau, que é a sobremesa preferida do Pedro, meu noivo.


Codornas Recheadas
Serve 2 pessoas:

Você vai precisar de:


Recheio:
3 colheres de sopa de Cebola em cubinhos
2 dentes de Alho espremidos
1 Tomate sem pele e sem semente em cubinhos
100gr de Bacon magro em cubinhos
2 colheres de sopa de Azeite
1 colher de sopa de Manteiga
1/2 xícara de Azeitonas verdes e pretas picadas
1/2 xícara de Castanha de Caju triturada
3/4 xícara de Caldo de Galinha
Farinha de milho em flocos
Sal e pimenta

Preparo:

1. Em uma panela, derreta a manteiga com o azeite de oliva para não queimar e coloque o bacon para dourar. Não precisa dourar muito.

2. Acrescente a cebola e depois o alho. Refogue sem deixar dourar. Junte os tomates e as azeitonas e refogue mais um pouco. Adicione o caldo e deixe reduzir um pouco.

3. Quando o caldo estiver reduzido, acerte e sal e tempere com pimenta. Junte a castanha de caju e a farinha de milho em flocos a gosto. Mexa cuidadosamente para torrar um pouco a farinha, mas sem tirar muito os flocos. A quantidade de farinha varia conforme o seu gosto por recheio mais molhadinho ou mais seco. Reserve.




Codornas:

4 codornas desossadas
4 fatias de bacon
2 colheres de sopa de manteiga derretida
4 dentes de alho na casca
100g de bacon em cubos
2 batatas com casca em pedaços
Tomilho
Louro
Alecrim
Sal
Pimenta do moinho
Salsa picada

Preparo:
1. Para desossar as codornas, assista a esse vídeo. Gente, desossar não é fácil, das 4 só consegui desossar 1 codorna. As outras eu tirei quase tudo, deixei os ossos das asas e das coxas. Tem que fazer com calma e com cuidado para não rasgar a pele da codorna.

2. Tempere as codornas com sal e pimenta e recheie com a farofa. Enrole cada codorna em uma fatia de bacon e feche as duas pernas com um palito. Reserve na geladeira.

3. Tire as folhas de 1 pacote de couve de Bruxelas e ferva por, aproximadamente, 2 minutos em água salgada. Retire e coloque na água gelada para cortar o cozimento. Corte ao meio e reserve. Em uma assadeira, coloque a manteiga, o alho, a couve de Bruxelas, o bacon e as ervas. Arrume as codornas na assadeira e asse por 30 minutos a 180°.




Um comentário:

  1. Nunca comi codorna, mas deve ser muito gostosa, seu prato está perfeito!
    Beijos, boa semana
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.