Montando um Cardápio de Festa


Uma das coisas que eu mais gosto é estar com meus amigos, e quando estes encontros acontecem em casa, são ainda melhores, não é mesmo? Ficamos mais a vontade, podemos rir e falar alto e repetir quantas vezes quisermos kkk.

Receber amigos em casa é uma delícia, e eu não vejo a hora do nosso cantinho ficar pronto e poder chamar meus queridos para celebrar meu novo lar (já tenho até receitinhas reservadas para o open house). 

Nestas últimas semanas, eu e meu noivo começamos a convidar os nossos queridos padrinhos de casamento. Infelizmente não pude planejar algo especial para cada um deles, como merecem, pois nesse período pré-casamento é tudo muito corrido. Mas conseguimos fazer um jantar especial para alguns de nossos padrinhos. Assim que decidimos a data, comecei a pensar no cardápio para esta noite. Fica bem bonitinho fazer jantares temáticos, com decoração que remeta ao tema da festa, mas se você não tem tempo (como eu), escolha ao menos um tema para o cardápio. Isso porque fica mais fácil para você combinar as entradinhas com os pratos e os acompanhamentos. 

Para este jantar eu pensei em dois cardápios, ambos inspirados na culinária italiana, que eu AMO! E na minha opinião, é uma das cozinhas mais gostosas e fáceis de agradar, com muitas opções de cardápio.

Definido o tema, é preciso considerar o número de convidados, as restrições e gostos alimentares dos seus convidados e o seu tempo disponível para preparar tudo antes de escolher os pratos. Se você tem bastante tempo, pode se arriscar em pratos mais demorados ou que exijam mais de você.

Neste jantar, recebemos 13 amigos. Como foi numa sexta-feira, eu não tive tanto tempo para preparar tudo, já que estava trabalhando durante o dia.

Neste caso, a saída foi optar por pratos rápidos e práticos (melhor ainda se puderem ser preparados na véspera). Escolhi fazer uma noite de massas (a outra opção seria um festival de pizza, que ficou para uma outra noite). Eu gosto de selecionar algumas opções de entradas, pratos principais com acompanhamentos e sobremesas. Coloco todas as opções no papel e vou tirando aquilo que não combina ou que me daria muito trabalho.

É importante avaliar se as suas entradas combinam com o prato principal, afinal não fica muito coerente fazer um jantar de massas com entradinhas no estilo oriental, por exemplo.

Meu cardápio foi o seguinte:

Entradas:
Crostini Caprese
Crostini de Shiitake com Queijo Gruyère
Crostini de Brie com Nozes Carameladas
Crostini de Polenta com Ragu de Calabresa

Pratos:
Spaghetti Mafioso
Spaghetti ao Ragu de Cogumelos
Lasanha Bolognesa

Sobremesa:
Bolo Brownie com Cheesecake

Como eu tinha pouco tempo, decidi encomendar uma lasanha bem tradicional, pois meus cunhados só gostam do trivial. Escolhi preparar dois tipos de molho para servir com Spaghetti (mesma massa para facilitar também), um de camarão e um de cogumelos, que foi especialmente escolhido para um dos nossos padrinhos, que é vegetariano.

As entradinhas também foram escolhidas pela facilidade no preparo, e uma delas leva como base os ingredientes do Ragu de Cogumelos. Escolhi por não preparar uma salada de entrada, pois estava uma semana muito fria e o povo ia querer comer mesmo coisas mais quentinhas. Outra vantagem de servir massas é que você não precisa de acompanhamentos.

Para sobremesa, eu queria algo com chocolate e que fosse quente. Pensei em fazer os deliciosos Petit Gâteau, mas mudei de ideia quando vi a receita de um delicioso bolo Brownie.

Cardápio definido, é hora de pensar na decoração do ambiente. Eu gosto muito de arrumar uma mesa bem bonita, acho que todos os convidados adoram quando se deparam com uma mesa arrumada. Separei guardanapos de tecido brancos e para dar um contraste, fiz uns porta-guardanapos com flores em tom de coral. Ficou um arraso! Depois foi só colocar algumas velas e alguns arranjinhos de flores e o ambiente já estava lindão!





As receitas logo estarão todas aqui no blog, aguardem! E aqui tem mais sugestões de mesas arrumadas e dicas!

6 comentários:

  1. Ficou tudo muito bonito e o cardápio de dar água na boca.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica. Gostaria de uma ajuda. Vou servi um jantar para seis pessoas sendo, 4 adultos e 2 criancas.Vou servi pato recheado. Pensei em servi como entrada ANGELS ON HORSEBACK(mas usaria presunto parma no lugar do bacon), uma salada e pensei em escondidinho de kani tb. Estou sem ideias. Poderia me dar sugestoes inclusive de bebidas? Agradeco desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Eu não conhecia esse aperitico com ostras, achei bastante interessante e acredito que ficará bom com o pato. Só o escondidinho de Kani que não sei se combinaria bem, pois o Pato é uma ave com sabor mais forte, a ostra vai combinar por conta do presunto, já o Kani eu não indicaria neste cardápio. Você pode servir de acompanhamento, além da salada, algum prato com batatas, como Batatas Assadas em Lâminas (tem recheita no blog), ou batata gratinada.

      Para bebida, na entrada você pode servir um vinho branco ou um tinto leve. Já no prato principal, sugiro um tinto mais incorpado, como o Shiraz (Syrah), Bourgogne ou Pinot Noir, que combinam muito bem com a carne de Pato.

      Depois me conta como foi, e me mande sua receita do Angels on Horseback!

      Beijos e bom jantar

      Excluir
  3. Agradeco pelas dicas. Meu jantar sera neste sabado. Posto comentando. Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  4. Fiz ontem batatas gratinadas, com aquele molho branco das ostras gratinadas, no qual consta aqui disponivel e ja havia testado anteriormente. Simplesmente perfeito. Vou srvi-las em meu jantar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Kênia. Que legal saber das suas adaptações! Deve ter ficado ótimo mesmo, eu adoooro batatas gratinadas!!

      beijão

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.