O frango fica macio com um molho cremoso, delicioso e muito perfumado. Essa receita foi inspirada em uma da Julia Child, digo inspirada porque, para variar, não segui a receita à risca! A receita original era com peito de frango, eu usei sobrecoxas desossadas, troquei o vermute por vinho Madeira e o champignon fresco pelo em conserva, pois não achei no supermercado no dia em que fiz a receita.
Bom, essa ainda não foi a primeira vez que eu testei uma receita dela na íntegra, mas ficou tão gostoso e diferente do que eu já tinha experimentado que eu fiquei bem tentada a fazer outra receita dela logo logo...
Então não perca tempo e experimente. Você pode servir com arroz ou massa, eu servi com spaghetti e ficou perfeito!
Supreme de Frango
Serve 4 pessoas
Você vai precisar de:
1 kg de Peito ou Sobrecoxas desossados
1 Cebola picada
1/2 Cenoura picada
100 gr de Cogumelo Paris Fresco (usei champignons)
1 Limão
2 colheres de sopa de Manteiga
2 colheres de sopa de Farinha de Trigo
3 xícaras de Caldo de Galinha
1/2 xícara de Vinho Madeira (ou Vermute)
1 Buquê Garni
150 gr de Nata (ou creme de leite fresco)
1 Gema
Noz Moscada
Pimenta do Reino
Sal
Buquê Garni
1 Folha de Louro
Ramos de Salsa
Ramos de Tomilho
Preparo:
1. Tempere o frango com sal, pimenta e suco de limão. Reserve e deixe marinar por pelo menos meia hora.
2. Corte a cenoura e a cebola em cubinhos bem pequenos e refogue na manteiga com um fio de azeite por cerca de 5 minutos, mas sem deixar dourar. Retire da panela.
3. Na mesma panela, coloque os pedaços de frango e frite por cerca de 4 minutos, virando quando necessário. Tampe a panela e deixe por mais 4 minutos - é bom usar uma panela que mantenha bastante calor. Abra a panela e polvilhe os frangos, primeiro um lado e depois o outro, com 1 colher de farinha de trigo com a ajuda de uma peneira. Cubra a panela novamente e deixe cozinhar por mais 4 minutos.
4. Retire os pedaços de frango da panela e junte o vinho e o caldo quente, mexendo para deglaçar o fundo da panela (soltar o fundo escuro que se formou, que dará mais sabor ao molho). Adicione o refogado de cebola e cenoura, o buquê garni e os cogumelos. Volte os pedaços de frango à panela, e se não ficarem cobertos pelo caldo, adicione mais caldo ou água quente. Tampe e deixe cozinhar por cerca de 25 - 30 minutos. Estará no ponto quando o frango estiver macio.
5. Desligue o fogo e remova novamente os pedaços de frango da panela. Em uma tigela, bata a nata com a gema. Junte 1 colher de suco de limão e noz moscada ralada na hora a gosto. Adicione algumas colheres do molho quente aos poucos, mexendo sempre, e depois misture tudo na panela. Deixe ferver por 1 minuto. Se o molho não ficou cremoso, adicione 1 colher de farinha de trigo diluída em água fria e cozinhe por mais um minuto, mexendo sempre. Volte os frangos à panela e sirva em seguida com massa ou arroz.
Ai que delicia!
ResponderExcluirAdorei e almoçava de novo.
Excelente sugestão.
Beijinhos e bom fim de semana;
Aurea Sá
A alteração que você fez me agradou muito, porque para mim a sobre coxa tem uma carne muito mais saborosa que o peito do frango! Deve ter ficado divino!
ResponderExcluirTambém prefiro mil vezes mais a sobrecoxa Vivi!
ExcluirRealmente tens razão: é de lamber a travessa! kkkkk
ResponderExcluirSó tive que fazer uma "pequena" alteração, pois o supermercado só tinha vinho madeira de 10 anos (ou seja, caríssimo). Substitui o vinho por conhaque e mesmo assim ficou um delícia, guria! Servi com Bavette n. 13 da Barilla (que eu adoro!). Mais do que aprovado! Obrigada por dividir!
Um beijo,
Graziela Da Correggio
Eu é que agradeço Graziela, por dividir comigo o resultado do seu prato!
ExcluirBeijinhos