Passei boa parte da minha vida negando o tomate. Só o aceitava em molho, totalmente desmanchado. Quando comecei a cozinhar e principalmente quando conheci meu marido - que adora tomate passei a dar uma chance pra ele.
Hoje, eu adoro tomate! Assado é uma delícia e confitado então, fica um espetáculo. Mas peraí, o que é afinal tomate confitado? Antes que você pense que é um tomate enfeitado, como uma amiga minha, eu te explico...
Confitar vem da palavra "confit", que em francês significa cristalizar / conservar. Esta é uma técnica antiga que consiste em cozinhar lentamente o alimento e conservá-lo em sua própria gordura, muito usada antigamente quando não existia o refrigerador, viabilizando a conservação prolongada. Mesmo que hoje a técnica não exerça mais a sua função original, ela continua sendo utilizada por conferir sabor e maciez à carnes, legumes e frutas.
O tomate confit é um coringa na cozinha. O preparo é muito simples, e pode ser utilizado em diversos pratos: como antepasto, cobertura de bruschettas, e pode ser servido com hambúrguer, acompanhando carnes ou massas. Já experimentei de todas as maneiras e sempre é um sucesso, mas eu adoro mesmo misturá-los com massa ou servir com Aligot, a combinação é perfeita!
Vamos aprender então!
Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de Forno: de 45 a 60 minutos
Rende: aproximadamente 200 gr
Utensílios: Refratário
Você vai precisar de:
200 gr de Tomatinhos (costumo usar o tipo italiano mini ou uva)
3/4 de xícara de Azeite, aproximadamente
1 folha de Louro
1 ramo de Alecrim
3 ramos de Tomilho
3 ramos de Tomilho
3 dentes de Alho com casca
Sal e Pimenta a gosto
Preparo:
1. Lave e seque bem os tomatinhos. Coloque-os inteiros num refratário e tempere com sal e pimenta a gosto. Acrescente as ervas, os dentes de alho e o azeite, de forma que ele cubra pelo menos até a metade dos tomatinhos. Também se certifique de molhar as ervas no azeite, para que elas não queimem no forno.
2. Leve ao forno pré aquecido a 180º C e deixe-os por cerca de 45 minutos a uma hora, vai depender do seu forno. O ponto ideal é quando os tomatinhos estiverem macios, mas sem desmancharem.
Hummm......Nosssa, como não descobri este site antes. Parabéns, tudo é muito caprichado aqui. Dúvidas, Vc usa qualquer azeite de oliva ? E se não consumir tudo, depois dá pra guardar por quanto tempo? Guarda dentro da geladeira com esse mesmo azeite? Obrigada.
ResponderExcluirOlá!
ExcluirEu só uso azeite de oliva, e neste tipo de preparo é fundamental que seja de Oliva, pois outro óleo não daria um sabor tão gostoso.
A validade vai depender do armazenamento, pode durar de 10 até 30 dias na geladeira, mas deve ser utilizado um vidro esterelizado e só usar talheres limpos quando for usá-los, para não contaminar o produto.
Beijos
Obrigada pelas dicas. Vê-se que tudo que vc faz é com muito amor, parabéns!
Excluir