Arroz de Côco com Camarão


Hoje eu acordei com uma musiquinha tocando na minha cabeça e até agora ela não parou de tocar... "Hoje vai ter uma festa, bolo e guaraná muitos doces pra você...".


Sim, hoje é o meu aniversário! E eu ainda adoro comemorar esta data, enquanto alguns amigos já ficam preocupados quando esta data se aproxima. Por enquanto tem sido um dia normal, mas muito especial pelas mensagens e ligações de tanta gente querida. Eu costumo comemorar esta data entre amigos e familiares, mas este ano infelizmente não consegui uma data para comemorar com todas as pessoas queridas em minha vida, meus amigos e familiares tão amados. 

Mas eu já almocei na vovó e a comemoração no escritório, essa não falha nunca! Mamis já trouxe pessoalmente seus quitutes.

E aqui, eu deixo uma receita simples e muito gostosa e que também é perfeita para uma comemoração - Arroz de Côco com Camarão. A receita é inspirada em uma do Claude Troisgros (já sabem que eu amo né?). Fiz algumas adaptações para ficar de acordo com o gosto da minha família. Na versão original, acho que fica mais apimentada e também leva coentro, que nós não gostamos. 

Fica a receita e um beijo enorme meu a todos os meus amigos que, dentre diversas felicitações, me desejaram muitas comidinhas boas e me presenteiam com livros e acessórios de cozinha, que eu amo!


Tempo de Preparo: 40 minutos
Tempo de Forno: 20 minutos
Serve: 4 pessoas
Utensílios: Pilão (ou liquidificador/processador de alimentos), tigela, panela com tampa ajustada que possa ir ao forno

Você vai precisar de:

Marinada:
1 colher de chá de Pimenta do Reino em grãos
5 dentes de Alho picados
1 colher de sopa de Gengibre ralado
1 Pimenta Dedo de Moça picada (se não gosta de pimenta, use 1/2 ou nem use)
3 colheres de sopa de Óleo de Gergelim
5 colheres de sopa de Shoyu
Suco de 1 Limão Siciliano 
1 colher de sopa de Mel
1/2 xícara de Cebolinha Verde picada

Para o Arroz:
500 gr de Camarões médios, limpos
2 xícaras de Arroz Basmati
280 ml de Água fria
300 ml de Leite de Côco
Azeite
Sal


Preparo:

1. Para fazer a marinada: Num pilão, amassar os grãos de Pimenta do reino até virar pó. Acrescente o alho, e na sequência o gengibre e a pimenta dedo de moça, sempre amasssando ate formar uma pasta. Colocar a mistura do pilão em uma tigela e juntar o óleo de gergelim, o shoyu, o suco do limão siciliano, o mel e a cebolinha. Misture tudo, acrescente os camarões e deixe descansando na geladeira por cerca de meia hora.


2. Coloque o arroz basmati em uma panela e cubra com água fria. Acrescente uma pitada de sal e cozinhe até secar o arroz. retire do fogo e deixe esfriar.


3. Enquanto o arroz cozinha, retire os camarões da marinada, reservando o caldo, e refogue-os em azeite até ficarem rosados, na panela em que vai ao forno. Acrescente o arroz pré cozido, o leite de côco e uma parte da marina (a gosto - eu usei 3 colheres). Misture tudo, tampe a panela e leve ao forno pré aquecido a 180º C por cerca de 15 a 20 minutos. Experimente e quando o arroz estiver al dente, está pronto para servir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.