Tomatinhos Confitados


Passei boa parte da minha vida negando o tomate. Só o aceitava em molho, totalmente desmanchado. Quando comecei a cozinhar e principalmente quando conheci meu marido - que adora tomate passei a dar uma chance pra ele.


Hoje, eu adoro tomate! Assado é uma delícia e confitado então, fica um espetáculo. Mas peraí, o que é afinal tomate confitado? Antes que você pense que é um tomate enfeitado, como uma amiga minha, eu te explico...

Confitar vem da palavra "confit", que em francês significa cristalizar / conservar. Esta é uma técnica antiga que consiste em cozinhar lentamente o alimento e conservá-lo em sua própria gordura, muito usada antigamente quando não existia o refrigerador, viabilizando a conservação prolongada. Mesmo que hoje a técnica não exerça mais a sua função original, ela continua sendo utilizada por conferir sabor e maciez à carnes, legumes e frutas.

O tomate confit é um coringa na cozinha. O preparo é muito simples, e pode ser utilizado em diversos pratos: como antepasto, cobertura de bruschettas, e pode ser servido com hambúrguer, acompanhando carnes ou massas. Já experimentei de todas as maneiras e sempre é um sucesso, mas eu adoro mesmo misturá-los com massa ou servir com Aligot, a combinação é perfeita!

Vamos aprender então!



Tempo de Preparo: 10 minutos
Tempo de Forno: de 45 a 60 minutos
Rende: aproximadamente 200 gr
Utensílios: Refratário

Você vai precisar de:

200 gr de Tomatinhos (costumo usar o tipo italiano mini ou uva)
3/4 de xícara de Azeite, aproximadamente
1 folha de Louro
1 ramo de Alecrim
3 ramos de Tomilho
3 dentes de Alho com casca
Sal e Pimenta a gosto

Preparo:

1. Lave e seque bem os tomatinhos. Coloque-os inteiros num refratário e tempere com sal e pimenta a gosto. Acrescente as ervas, os dentes de alho e o azeite, de forma que ele cubra pelo menos até a metade dos tomatinhos. Também se certifique de molhar as ervas no azeite, para que elas não queimem no forno.


2. Leve ao forno pré aquecido a 180º C e deixe-os por cerca de 45 minutos a uma hora, vai depender do seu forno. O ponto ideal é quando os tomatinhos estiverem macios, mas sem desmancharem.



3 comentários:

  1. Hummm......Nosssa, como não descobri este site antes. Parabéns, tudo é muito caprichado aqui. Dúvidas, Vc usa qualquer azeite de oliva ? E se não consumir tudo, depois dá pra guardar por quanto tempo? Guarda dentro da geladeira com esse mesmo azeite? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu só uso azeite de oliva, e neste tipo de preparo é fundamental que seja de Oliva, pois outro óleo não daria um sabor tão gostoso.

      A validade vai depender do armazenamento, pode durar de 10 até 30 dias na geladeira, mas deve ser utilizado um vidro esterelizado e só usar talheres limpos quando for usá-los, para não contaminar o produto.

      Beijos

      Excluir
    2. Obrigada pelas dicas. Vê-se que tudo que vc faz é com muito amor, parabéns!

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.