Bolo de Banana Caramelada


Hoje é dia que comemorações por aqui - meu querido blog Confraria dos Chefs completa 3 aninhos! De lá pra cá muita coisa aconteceu online e offline... O que não muda é o meu carinho por esse cantinho, que eu adoro!

E para comemorar, o blog está com um novo Layout! Foram vários meses até chegar neste resultado, e desde o início eu pensei na facilidade do acesso de vocês às minhas receitas. Espero que gostem, que experimentem as receitas e me contem depois o que acharam! E fiquem de olho, que aos pouquinhos algumas novidades vão surgindo!



E como hoje é dia de festa, que tal esse bolinho de Banana Caramelada para adoçar seu final de semana? Esta é mais uma receitinha da minha mãe, como praticamente todas as receitas de bolo que eu tenho. Afinal, para mim, não existe bolo melhor que o dela.


Embora meu bolinho preferido seja o Bolo de Cenoura (com muita cobertura de chocolate, por favor), esse Bolo de Banana Caramelada também tem seu valor. Essa calda de caramelo e essa massa amanteigada deliciosas, e quando a mãe o faz fica aquele cheirinho gostoso pela casa, cheirinho de casa de mãe mesmo né!






Tempo de Preparo: 30 minutos
Tempo de Forno: 30 minutos
Rende: 12 pedaços
Utensílios: Forma de 25 cm de diâmetro, tigelas, batedeira (ou batedor de arames)

Você vai precisar de:

Caramelo
3 Bananas Brancas fatiadas
1 xícara de Açúcar

Bolo
3 Ovos
1 1/2 xícaras de Açúcar
1 xícara de Manteiga ou Margarina
2 xícaras de Farinha de Trigo
2 colheres de sopa de Amido de Milho
1 xícara de Leite
1 colher de sopa de Fermento

Preparo:

1. Pré aqueça o forno a 180º.

2. Bata a s claras em neve em ponto firme e reserve. 

3. Enquanto isso, peneire a farinha com o amido de milho e reserve.

4. Bater na batedeira 1 e 1/2 xícaras de açúcar, com a manteiga e 3 gemas. Quando ficar um creme claro adicione o leite e bata por cerca de 3 minutos. Junte aos poucos a mistura de farinha e amido. Desligue a batedeira e misture o fermento em pó e em seguida as claras em neve, misturando delicadamente. Reserve.

5. Espalhe 1 xícara de açúcar na forma e coloque-a sobre a chama do fogão em fogo baixo até começar a caramelizar. Quando ficar dourado, desligue o fogo, espalhe o caramelo e distribua as bananas forrando o fundo da forma. Deite a massa do bolo sobre as bananas e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, até espetar o palito e sair limpo.

6. Desenforme o bolo ainda morno, passe uma faca na lateral para soltar, com cuidado para não estragar o bolo e vire sobre o prato que irá servir.

3 comentários:

  1. Li, fiz e gostei!!! Parabéns, uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. olá,

    preciso esperar o caramelo esfriar na forma antes de colocar a massa do bolo e levar ao forno?
    fiz uma vez assim, só que queimou o caramelo quando levei para assar com o bolo. não sei o que aconteceu

    att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol.

      Acredito que você deve ter passado o ponto do caramelo, e por isso tenha queimado. Sempre coloco a banana sobre o caramelo ainda quente e nunca queimou no forno.

      Excluir

Printfriendly

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

CONFRARIADOSCHEFS.COM
O conteúdo de texto e imagens desde blog está sob licença de Creative Commons. Você pode reproduzir o conteúdo, mas sempre atribuindo créditos com link para o post original. Todas as imagens são de autoria de Patrícia Beatriz e estão sob copyright e a reprodução destas imagens é proibida. Quando as imagens não forem de minha autoria, estarão acompanhadas com os links de seus respectivos autores.